top of page

Esteja pronto para as mudanças

  • Foto do escritor: Claiton Olog Fernandez
    Claiton Olog Fernandez
  • 23 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Observe como tudo está mudando a sua volta. Acontece no mundo dos negócios e na vida das pessoas. Estamos diante de uma verdadeira transformação: as mudanças.


E isso impacta diretamente na vida das pessoas, da sociedade, das empresas e das nações. Todo dia nos deparamos com situações novas e diferentes que requerem mudanças nas nossas atitudes, comportamentos e mexe com nossos valores.


Mudar pode ser assustador, mas, aumenta a velocidade de raciocínio, desenvolve a flexibilidade, torna as pessoas mais resistentes à frustração e ajuda as empresas a tomarem decisões diferenciadas e assertivas.


Interessante é também observarmos como os diversos cenários de mudanças impactam na nossa zona de conforto, passando a sensação de perda, desconforto, insegurança, sem saber se temos competência para lidar com isso. O aspecto emocional fica latente, há uma queda no nosso moral, na motivação e no comprometimento, influenciando diretamente na satisfação pessoal e na obtenção de resultados.


Há quem não consiga lidar de forma positiva com todas as mudanças. Aí Alvin Toffler dá a receita: aprenda, desaprenda e reaprenda. De outra parte, é necessário reinventar-se, sair do status quo, quebrar paradigmas. É o preço a pagar entre a construção de um novo caminho e a sua realização.


É comum os processos de transformação causarem uma sensação de dualidade na vida das pessoas e das empresas. A incerteza do novo e a ineficiência do velho, provoca uma inércia inicial e gera resistências. A necessidade de estabilidade e o conforto do conhecido, dificultam a adoção de novos valores.


Aprender a fazer a leitura daquilo que nos cerca, ter consciência do tempo em que vivemos, permite identificarmos as quantas andamos e onde temos que nos preparar mais e melhor. As experiências e os cases de sucesso apontam que empresas e pessoas mais preparadas, têm alcançado os maiores resultados e abocanhado as melhores oportunidades.


Talvez pela primeira vez na história, a humanidade está criando mais informações do que a pessoa possa absorver e acelerando as mudanças com mais rapidez do que a pessoa possa acompanhar. Precisamos ter foco, dedicação e preparar nossa mente para encararmos tudo isso.


Reflita sobre isso!


 
 
 

Comentários


bottom of page