top of page

Valores da cultura organizacional

  • Foto do escritor: Claiton Olog Fernandez
    Claiton Olog Fernandez
  • 23 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Nos últimos anos o comportamento humano tem sido foco de estudos e de pesquisas. Empresas investem para entenderem como a eficiência, a motivação, o modo de agir, de falar, de escrever, as atitudes de um funcionário são influenciadas pela cultura organizacional.


Ao conjunto de características próprias como hábitos, atitudes, normas, crenças, valores e políticas denominamos de cultura organizacional, responsável pelo comportamento de todas as pessoas que compõe a empresa.


Já o tripé de pilares que define a cultura organizacional é compreendido pela missão, visão e valores. A missão é o motivo pelo qual a empresa nasceu, foi criada; já a visão é onde a empresa quer estar no futuro e os valores são a personalidade, a filosofia, o cartão de visita.


Observa-se ainda muitas barreiras culturais nas empresas, que certamente estão sendo vencidas com lideranças ativas, capazes de inspirar, encorajar, incentivar, fortalecer e guiar suas equipes. O líder é o DNA da empresa e um dos grandes responsáveis pela excelência profissional. Abraham Lincoln é assertivo ao afirmar que “a maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns”.


Existem inúmeras possibilidades de disseminar a cultura na empresa, através de ações simples e práticas, que vão do executivo ao auxiliar, como por exemplo, a integração de um funcionário novo, informes em murais, reuniões periódicas e atitudes coerentes e transparentes com o quadro funcional.


A cultura organizacional tem reflexo na satisfação das pessoas, impactando diretamente na produtividade e nos resultados. Sendo eficiente, ela permite ter um ambiente saudável na empresa, oferecendo maior objetividade e sintonia no dia-a-dia entre todos.


Mudanças assertivas preparam a empresa para o crescimento. Um prévio planejamento irá considerar o mapeamento dos riscos e os cuidados que as mudanças podem causar na estrutura da empresa. Mesmo que as mudanças ainda assustem alguns, devem ser encaradas como desafios para maximização da competitividade e dos resultados.


A implementação da cultura organizacional é sempre garantida pelos seus mentores e gestores. Constantes oscilações de mercado e crescimento repentino do negócio, tem sido dificuldades de adaptação da empresa à sua cultura, com reflexos no aumento do tournover e na queda do valor da marca.

Como se vê, a cultura organizacional contempla valores que diferencia uma empresa das demais e quanto mais atenção for dada a ela, maior a possibilidade de sobrevivência e crescimento do negócio.


Reflita sobre isso!


 
 
 

Comentários


bottom of page